O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.           

 

Erasmus

As atividades previstas nos Acordos ERASMUS promovem a excelência da educação superior, bem como da pesquisa entre os países europeus e reforça os laços acadêmicos com diversos países ao redor do mundo.

Os acordos Erasmus são reformulados e renomeados periodicamente.

Versões: antiga Erasmus Mundus e a atual chama-se Erasmus+.

Na modalidade Erasmus+ as propostas para adesão a um dos programas partem das instituições europeias que desejem ter a UERJ como parceira. A aprovação final das propostas cabe à UE.

Os projetos Erasmus+ oferecem bolsas de mobilidade e auxílios deslocamento para estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e técnico-administrativos.

Quando a proposta é aprovada pela UE, é assinado um Acordo Interinstitucional, com um professor como coordenador pela UERJ.

A Diretoria de Cooperação Internacional da UERJ (DIRCINT) colabora com o pesquisador coordenador desde a assinatura do acordo interinstitucional até a seleção através de edital para selecionar alunos e pesquisadores para a mobilidade acadêmica prevista pelos acordos Erasmus.

 

Histórico:

 

Erasmus Mundus - EACEA 07/34 - ISAC - Improving Skills Across Continents

Projeto aprovado em 2008: Coordenado pela Universidade de Coimbra, 10 instituições europeias e 10 instituições brasileiras. Pela UERJ: Faculdade de Engenharia - para a mobilidade de alunos de graduação, de pós-graduação e docentes.

Reconsidering European Contribution to Global Justice Globus H2020

Projeto de pesquisa coordenado pelo instituto de pesquisa ARENA da Universidade de Oslo, pesquisadores do IESP-UERJ: Leticia Pinheiro (coordenadora), Carlos Milani e Maria Regina Soares de Lima.

Erasmus+ Programme KA107 - Pomeranian Universityin Słupsk, Polonia

Ação de mobilidade para estudantes e professores coordenada pela IES Polonesa. Em função da pandemia covid-19, a mobilidade ocorrerá em 2021 ou 2022 - áreas: Ciências Sociais, Letras e Educação.

Erasmus+ ICM 2019-23 Programme - Aristotle University of Thessaloniki, Grecia

Projeto: Inter-institutional Agreement between Institutions from Programme and Partner Countries entre a UERJ e a Aristotle University of Thessaloniki, Grecia, para mobilidade de estudantes e docentes.

Erasmus+ ICM (KA107) project'sfunds (2020-2023) – Sapienza Roma

Projeto coordenado pela Universidade La Sapienza, Roma para a mobilidade de estudantes, docentes e técnicos. Diversas áreas.

Erasmus+ KA107 - projeto 2021-2027 com IUAV, Venezia

Projeto para a mobilidade de alunos, docentes e técnicos, Mobilidade in e out: ESDI e artes visuais.

EuroSea H2020

Projeto: Improving and integrating the European Ocean Observing and Forecasting System. Instituições europeias e brasileiras. Pela UERJ a Profa. Leticia Cotrim da Cunha da Faculdade de Oceanografia.

Erasmus+ Key action 1 (2021-2027)

University of Nicosia, Chipre - projeto renovado em 2022: Learning mobility for higher education students and staff - áreas: IPRJ, ESDI, Arquitetura

Erasmus+ Key action 1 (2021-2027), Enriching lives, opening lives

Instituto Politécnico de Coimbra

 

Em negociação:

Acordo Erasmus 107 Univ. Jaen Espanha
Acordo Erasmus 107 Lucian Blaga University of Sibiu  Romenia
Acordo Erasmus 107 Stefan cel Mare University of Suceava Romenia
Acordo Erasmus 107 UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI PADOVA Italia
Acordo Erasmus 107 Nicolaus Copernicus University in Torun Polonia
Acordo Erasmus 107 University North Croacia

Sobre a UERJ