O Programa VEP da UERJ ("Virtual Exchange Program") é uma modalidade de aprendizagem colaborativa virtual que visa oferecer uma oportunidade de experiência internacional gratuita para alunos de graduação. É oferecido aos alunos com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências interculturais e habilidades transversais: habilidades intelectuais, atitudes e condutas que promovam a comunicação entre pessoas de diferentes culturas e hábitos.

Na UERJ, esse programa é regulamentado pela Deliberação 027/2022.

A linguagem de interação entre as turmas envolvidas será definida entre os professores parceiros colaboradores.

A atividade será definida entre dois professores parceiros (UERJ e estrangeiro) que tenham um assunto/tema em comum e concordem em programar uma atividade dentro de suas disciplinas.

Os parceiros se reunirão virtualmente para definir os detalhes da atividade VEP antes de apresentá-la, em conjunto, aos alunos de suas turmas.

Uma sugestão/roteiro a ser agendado entre os parceiros:

- 02 ou 03 reuniões on-line entre as turmas

- no primeiro encontro, os professores apresentam a proposta para todos os alunos e estabelecem: o cronograma; em quantos grupos os alunos devem ser divididos; como eles vão interagir (e-mail, whatsapp, etc.) para cumprir a proposta; como os alunos serão avaliados.

Sobre a UERJ