O programa VEP (“Virtual Exchange Program”) é uma modalidade de aprendizagem colaborativa virtual que visa oferecer oportunidade de experiência internacional gratuita aos alunos de graduação da UERJ por meio da oferta de Componentes de Intercâmbio Internacional Virtual (CIIV) em disciplinas dos Cursos Graduação da UERJ. Pela UERJ esse programa é regido pela Deliberação 027/2022. É uma parceria entre a  DIRCINT e a Pró-reitoria de Graduação - PR1.

As disciplinas com CIIV são denominadas: --Disciplinas Internacionalizadas (DI) do Programa VEP-UERJ--.

As disciplinas internacionalizadas (DI) podem ser oferecidas aos estudantes visando promover o desenvolvimento de competências interculturais e de habilidades transversais:

• Competências interculturais: habilidades intelectuais, atitudes e condutas que promovem a comunicação entre pessoas de culturas e hábitos distintos.
  • Habilidades transversais: utilizadas em diferentes atividades.

Os docentes envolvidos na oferta da disciplina internacionalizada serão denominados Docentes Facilitadores.

O idioma de interação entre as turmas envolvidas na DI será definido entre os docentes parceiros da UERJ e o estrangeiro, levando-se em conta o caráter multilíngue que, preferencialmente, a DI deve ter.

Sobre a UERJ