A Diretoria de Cooperação Internacional possui convênios com instituições de ensino superior estrangeiras que permitem aos alunos da Graduação e da Pós-Graduação da UERJ cursarem disciplinas para complementação ou atualização de conhecimento, exclusivamente, na modalidade de afastamento por intercâmbio. (Deliberação 013/2016).
Os estudantes da UERJ interessados em realizar intercâmbio no exterior deverão identificar na página da DIRCINT o país de interesse e as universidades com as quais a UERJ tem firmado Convênio, sempre observando a abrangência do mesmo e a cobrança de taxas, quando houver.
O aluno de graduação, regularmente inscrito na UERJ, tem a oportunidade de cursar disciplinas numa Instituição de Ensino Superior (IES) estrangeira, que mantenha convênio com a UERJ ou através de programa de agência de fomento à pesquisa, conforme Deliberação 013/2016.
Pré-requisitos:
O(A) candidato(a) deverá enviar a documentação para o endereço eletrônico indicado no edital;
DURAÇÃO
O tempo máximo de permanência do aluno em outra IES será de 12 meses.
De acordo com a deliberação 013/2016, o aluno UERJ poderá cursar em outra Universidade um limite máximo de disciplinas correspondente a 20% do total de créditos de seu curso.
De acordo com a Deliberação 013/2016, art. 5°, que dispõe sobre as normas referentes ao aproveitamento de disciplinas cursadas em outras instituições de ensino superior, o aluno poderá ter reconhecida(s) a(s) equivalência(s) à(s) disciplina(s) obrigatória(s) ou eletiva(s) constante(s) do currículo pleno do curso a que está vinculado na UERJ.
Competirá ao conselho departamental da unidade acadêmica analisar e, se couber, validar a equivalência, a partir do parecer do respectivo departamento.
Será feito o registro no histórico escolar do aluno, sob forma de isenção, relativa ao ano/período em que foi cursada a disciplina.
Será registrada em seu histórico escolar, como atividade complementar, a disciplina cursada com aproveitamento em outra Instituição de Ensino Superior (IES), que não tenha correspondência com disciplina oferecida no currículo do aluno, como obrigatória, restrita, definida ou universal.
Será computado, para fins de integralização curricular, o período de afastamento concedido ao aluno para cursar disciplinas em outra IES.